terça-feira, 13 de abril de 2010

Grécia 2010 - Caça às bruxas

Uma caça às bruxas contra os anarquistas foi levado a cabo em Atenas desde as primeiras horas de sábado com pelo menos 6 pessoas detidas, cinco homens e uma mulher. A mídia lançou uma campanha de boatos e intoxicação indiscriminadamente divulgando nomes, fotos e acusando os detidos de “terrorismo doméstico”. Em resposta a Escola Politécnica de Atenas foi ocupada por centenas de anarquistas em solidariedade.

Neste sábado (10 de abril), a polícia anti-terrorista grega invadiu diversas casas de anarquistas em Atenas e prendeu seis pessoas sob a acusação de "participação em organização terrorista", de ligação com o anarquista assassinado pela polícia Lambros Foundas, “planos de futuros ataques terroristas”, entre outras coisas.

Desde o primeiro momento das prisões foi negado qualquer tipo de contato dos detidos com seus familiares ou advogados, ao mesmo tempo a mídia, em colaboração com as autoridades, não hesitou em publicar os dados pessoais, nomes, fotos e imagens de suas casas. “Covil de terroristas é descoberto em Atenas”, dizia uma das manchetes num sítio de internet da grande mídia.

Mais uma vez sem nenhum julgamento, os meios de comunicação e os relatórios da polícia já os tinham condenados de antemão. Os jornais de "desinformação" divulgaram que em suas casas foram encontrados livros anarquistas, panfletos, adesivos, manifestos de várias "organizações terroristas" etc. Supostamente as razões para o jogo sujo e mentiras da mídia e autoridades sobram para condenar um punhado de jovens e marcá-los como "terroristas".

Além disso, outro anarquista foi interpelado pela polícia enquanto caminhava nas ruas de Atenas e preso como suspeito de "assalto à mão armada" de um supermercado. A polícia levou-o a sua casa e uma arma de caça de seus avós de 1914 foi confiscada como prova do crime.

Na seqüência dos fatos, no sábado à noite, foi realizada a ocupação da Escola Politécnica em Atenas por centenas de anarquistas e pessoas solidárias. Houve confrontos e uso de gás lacrimogêneo pela polícia, com barricadas erguidas em resistência e defesa pelos manifestantes.

Domingo à tarde (11), por volta do meio-dia, mais de 100 pessoas se reuniram na frente da casa de um dos detidos, no bairro de Exarchia, gritando slogans de solidariedade, enquanto outras concentrações foram realizadas no bairro de Petralona, na casa de outra companheira detida, com o objetivo de informar as pessoas do bairro sobre as operações manipuladas da polícia e da mídia. À noite, e enquanto acontecia outra operação policial no bairro de Kipséli, cerca de 300 pessoas solidárias se reuniram na casa de outro companheiro detido.

Durante a noite de domingo, no bairro de Nea Ionia, jornalistas das estações de televisão NET e Mega Canal foram atacados com pedras e socos por alguns amigos e companheiros dos detidos.

Nesta manhã de segunda-feira (12), do lado de fora dos Tribunais de Evelpídon estão concentradas cerca de 200 pessoas solidárias. A concentração foi atacada pela polícia com bombas de gás lacrimogêneo. Uma pessoa foi presa. A concentração continua.

Outras notícias

Durante a madrugada de sábado (10 de abril), a Chácara Autogestionada (Bairro de Ilion, Parque Trichi) sofreu um ataque incendiário (o segundo ataque nos últimos quatro meses.). A Chácara sofreu poucos danos.

Ainda nesta manhã de segunda-feira (12), o CSOA Píkpa (Heraklion, Ilha de Creta), foi visitado por um grupo de "Serviço de Saúde" da cidade alertando as pessoas que tinham de abandonar o edifício ocupado. A resposta foi clara, os ocupantes não vão deixar o edifício.

Na cidade de Vólos aconteceu uma concentração com megafones e manifestação de cerca de 70 anarquistas/anti-autoritários, no bairro de Nea Ionia de Volos, onde na semana passada um jovem de 20 anos se "suicídiou" na delegacia do bairro.

agência de notícias anarquistas-ana

Sem comentários:

Enviar um comentário