segunda-feira, 19 de abril de 2010

Encontro anti-autoritário na Indonésia


De 3 a 6 de junho de 2010 acontecerá na Indonésia um encontro libertário predominantemente voltado aos movimentos daquele país. Abaixo um comunicado do/as organizadore/as do evento.

Querido/as amigo/as, gostaríamos de comunicar que em junho próximo será realizado um encontro anti-autoritário nas montanhas de Medan, Sumatra do Norte. Há dois objetivos principais deste encontro: o primeiro é oferecer a oportunidade ao movimento anarquista e anti-autoritário da Indonésia de se conhecer. Há três anos que não temos um encontro abrangendo todo o arquipélago e nunca houve um desse fora da ilha de Java, e embora a distância para viajar seja um obstáculo para algumas pessoas, pensamos que será interessante trocar experiências “fora do centro”. O segundo objetivo é de abrir a possibilidade para que as pessoas, que chegaram às idéias anti-autoritárias de diferentes formas, possam se conhecer umas as outras, e ver que conexões possam surgir destes embates. Por exemplo, estaremos convidando pessoas do movimento estudantil, da comunidade punk, e das comunidades de camponeses e pescadores que são forçados a lutar contra o Estado e o capital.

O evento está sendo organizado tendo em mente os movimentos da Indonésia. Mas decidimos enviar um convite para as pessoas que ainda estão recebendo mensagens na lista da Rede Anarquista Asiática e do Rizoma Autônoma da Ásia, visto que talvez você esteja interessado em participar ou mesmo interessado em oferecer alguma solidariedade para os custos do encontro (mais informações sobre isso veja abaixo).

Haverá oficinas, discussões, música e entretenimento, exibição de filmes, compartilhamento de habilidades, exibição de fotos, feira de mídia alternativa, uma cozinha comunitária e assim por diante. Gostaríamos que todos refletissem sobre formas de contribuição para estas atividades, por exemplo, talvez você queira dar uma oficina ou talvez a tua banda tenha interesse em tocar.

Quando as pessoas chegarem, juntos iremos discutir e fazer acordos sobre como dirigir o encontro, portanto todo/as o/as participantes estão envolvido/as nas decisões. Buscamos criar um espaço onde as pessoas possam se sentir confortáveis, apesar da larga variedade de formações diferentes.

O coletivo do encontro pode ser contatado no antiotoritarian2010@gmail.com. Esperamos que alguns amigos de outros lugares da Ásia estejam interessados neste evento.

Pedido para solidariedade econômica

Energia não falta para fazer este evento acontecer, mas em países pobres as finanças são sempre um obstáculo. Assim como todos os acontecimentos como esse, precisamos juntar um fundo para organizar o encontro, e também para assegurar às pessoas que elas não serão excluídas de participar caso não tiverem dinheiro.

A decisão de realizar um encontro em Medan torna as coisas um pouco mais caras porque a cidade fica em um canto afastado do arquipélago indonésio. Em um país onde tantos recursos são focalizados sobre a ilha de Java, há uma tendência para as coisas ficarem centralizadas lá. No entanto, Medan tem uma longa tradição de rebelião anti-autoritária que é um tanto diferente do movimento javanês, e se for possível mobilizar o movimento para vir aqui, esta será uma interessante possibilidade para a troca de experiências e o encontro de perspectivas e sensibilidades diferentes. Mas não é necessário dizer, as despesas de viagem complicam as coisas; é difícil arrecadar fundos para vir para cá, e se as pessoas conseguirem levantar esses fundos será pouco provável que consigam contribuir para os gastos de se fazer o evento.

Portanto incluímos nesta carta um pedido por solidariedade (econômica) para este encontro, mas primeiro é importante refletir um pouco sobre as necessidades econômicas e a autonomia no contexto dos países do “terceiro-mundo”.

As políticas de como financiar o ativismo é uma coisa bastante discutida em Medan. Muitas vezes as pessoas criticam as ONGs que se apressam em apoiar as lutas populares e então comprometem essas lutas através da dependência institucional com o financiamento e a legitimidade. Por causa disso, as pessoas estão bastante conscientes de que, ao aceitar o financiamento de instituições estrangeiras (até mesmo financiadores “radicais”), a tendência será o enfraquecimento de suas lutas.

Mas quando há um evento como este encontro anti-autoritário, qual é a melhor forma de alcançarmos as necessidades financeiras? Primeiramente, é importante fazer um esforço “de dentro”, da rede local e seus amigo/as, para ser o mais autônomo possível. Mas as nossas expectativas são de que isso não será o suficiente para cobrir todos os custos deste encontro. Portanto estamos também apelando à solidariedade de amigo/as e outros coletivos, de lugares diferentes, para que possam dar shows beneficentes, pequenas doações de fundos coletivos ou fazer alguma outra coisa para ajudar.

Se alguém sentir que pode coletar alguma contribuição, de qualquer modo, por favor, entre em contato com o coletivo do encontro (antiotoritarian2010@gmail.com) para elaborarmos a melhor forma de transferir o dinheiro.

Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

Sem comentários:

Enviar um comentário